Sorteio

domingo, 17 de novembro de 2019

Evangelho de hoje, domingo, 17/11/2019

Evangelho do dia - Lc 21,5-19
Naquele tempo, 5algumas pessoas comentavam a respeito do Templo que era enfeitado com belas pedras e com ofertas votivas.
Jesus disse: 6“Vós admirais estas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído”.
7Mas eles perguntaram: “Mestre, quando acontecerá isto? E qual vai ser o sinal de que estas coisas estão para acontecer?”
8Jesus respondeu: “Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’ e ainda: ‘O tempo está próximo’. Não sigais essa gente! 9Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não fiqueis apavorados. É preciso que estas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim”.
10E Jesus continuou: “Um povo se levantará contra outro povo, um país atacará outro país. 11Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em muitos lugares; acontecerão coisas pavorosas e grandes sinais serão vistos no céu. 12Antes, porém, que estas coisas aconteçam, sereis presos e perseguidos; sereis entregues às sinagogas e postos na prisão; sereis levados diante de reis e governadores por causa do meu nome. 13Esta será a ocasião em que testemunhareis a vossa fé.
14Fazei o firme propósito de não planejar com antecedência a própria defesa; 15porque eu vos darei palavras tão acertadas, que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater. 16Sereis entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. E eles matarão alguns de vós.
17Todos vos odiarão por causa do meu nome. 18Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça. 19É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!”
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Catequese Bíblico-Missionária

Vamos encerrando mais um Ano Litúrgico. Jesus veio trazer o Reino de Deus, um reino de justiça, amor, alegria e paz. Mas, na verdade, olhando para o ano de 2019 que passou, parece que a violência, a injustiça, a solidão e o ódio estão vencendo. Muitos desanimam e perdem o rumo da vida. É grande o número de suicídios, de depressivos e desanimados. Gostaríamos de receber uma palavra de Jesus que nos enchesse de esperança e nos desse forças para enfrentar as agruras da vida que vivemos.
As leituras de hoje querem ser essa mensagem de esperança. Mas, ao mesmo tempo, elas ressaltam que o Reino depende tanto de nós quanto de Deus. O que Jesus pede de nós é uma fé corajosa, capaz de enfrentar as tribulações que a vida agitada de hoje traz consigo. Por maiores que sejam a desilusão, o cansaço e o desânimo, maior deve ser nossa perseverança na missão de levar adiante a proposta de Jesus.
No Evangelho, Jesus diz que a missão dos apóstolos e apóstolas se dará com resistências e perseguições; e perseguições até dentro de casa. É que a novidade trazida pelo Evangelho provoca reações nos que vivem na abundância e lucram com as situações de violência. Sempre haverá reações violentas da parte dos que buscam manter seus privilégios.
O testemunho de Paulo na Carta aos Tessalonicenses deve nos servir de estímulo. Paulo enfrentou muitas adversidades por seu empenho missionário. Ele se apresenta como exemplo, trabalhando numa oficina para se manter e não quer ser um peso para ninguém. Ele e sua equipe também sofreram muitas incompreensões e perseguições. Mas a fé na proposta de Jesus os ajudava a trabalhar com empenho e coragem, sem desanimar.
Neste domingo celebramos o Dia Mundial dos Pobres. Esse dia foi instituído pelo papa Francisco numa carta encerrando o Ano Santo da Misericórdia. Na carta, ele pede que neste dia “todos se comprometam e que se instaure uma tradição que seja uma contribuição concreta para a evangelização do mundo contemporâneo”. A evangelização dos pobres é um forte sinal da presença viva de Jesus no meio de nós (cf. Lc 4,18).

Francisco Orofino e Frei Carlos Mesters
Oração
Senhor nosso Deus, fazei que a nossa alegria consista em vos servir de todo o coração, pois só teremos felicidade completa servindo a vós, o criador de todas as coisas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
— Amém.
Fonte - https://www.a12.com/reze-no-santuario/deus-conosco

Nenhum comentário:

Postar um comentário