Sorteio

Sobre a Paróquia

Na década de 70, começava a caminhada da nossa paróquia. Tudo se iniciou com as celebrações do nosso querido padre Antônio, no Grupo Escolar Mário Broad, passando posteriormente para o Colégio Rosalvo Lobo, tudo isso entre os anos de 1971 a 1980.
Em janeiro de 1981, fomos contemplados com a chegada do Padre Gustavo Berteia, onde as missas começaram a ser celebradas no salão paroquial. Foi quando foram iniciadas as primeiras providências, reunindo a comunidade para dar início à construção da igreja. Para isso tivemos duas equipes que foram formadas. A primeira ficou responsável pele parte administrativa e a segunda pela parte financeira.

A comissão administrativa era composta pelos membros:
José Salviano ( in memoriam )
Almir Hilário
Evandro
Zuca ( in memoriam )
Ágdo ( in memoriam )
José Pedro

A comissão financeira era composta pelos membros:
Padre Gustavo ( presidente )
Salete Santos ( in memoriam )
Amadeu ( in memoriam )
José Januário

Foi dado início à construção da igreja no mês de março do ano de 1981. Para isso, foram realizadas várias campanhas como:
Campanha para arrecadar jornal e garrafas
Campanha para arrecadar material de construção
Nosso irmão em Cristo, José Pedro, presenteou a comunidade com 5.000 ( cinco mil ) tijolos e era  arrecadado mensalmente na campanha o valor de Cr$ 71,00 ( setenta e um cruzeiros ) para pagamento semanal dos pedreiros, isso até o final da construção, onde a inauguração aconteceu em 09 de dezembro de 1984, conforme placa existente.

Na época, os membros da Diocese de Maceió eram:
Bispo – Dom Miguel Fenelon Câmara Filho, que em 1974, foi transferido para Maceió, como bispo coadjutor de D. Adelmo, a quem veio a substituir, regendo a arquidiocese alagoana no período de 1976 a 1984.
Padre – Gustavo Berteia ( pároco da Jatiúca )
Diáconos – Moacy ( in memoriam ) e José Maria de Oliveira (in memoriam), pai de nossa irmã Fátima Oliveira e avô do Dr. Ricardo Oliveira.


Com a chegada de padre Júnior, foram construídas cinco salas e o auditório no 1º andar, e inaugurados na data de 23/12/1997, conforme placa existente.
Com a nossa igreja construída, onde temos o orgulho de termos vários grupos, pastorais e serviços, onde fazemos parte com o auxílio do nosso Grupo São José, fundado em março de 1975.

Assim terminou a nossa missão, enviada por Nosso Senhor Jesus Cristo e assim nos sentimos com a certeza que o dever foi devidamente cumprido.
José Januário dos Santos.


Outras informações
O primeiro grupo de jovens da paróquia foi criado no início dos anos 70.
Primeiro grupo de evangelização criado na paróquia foi o grupo São José, que nasceu auxiliando na evangelização da comunidade junto com o grupo de jovens no ano de 1973.
A primeira participação da paróquia no ECC – Encontro de Casais com Cristo, aconteceu no ano de 1992 ( 23 a 25/10/1992) em João Pessoa /Pb, com a participação dos casais:
Salamone e Zenilda
Manoel e Salete
José Carlos e Maria Lucia
Dias e Neide
Januário e Lídia
O Encontro contou também com a participação dos padres Ernesto e Junior.
Em 1993, houve nova participação de casais no ECC da paróquia de Guarabira/Pb. Participaram seis casais da paróquia, sob a coordenação do casal Januário e Lídia.
O primeiro ECC realizado na paróquia Divino Espírito Santo foi no ano de 1994.
A primeira participação de nossa paróquia no EJC – Encontro de Jovens com Cristo, foi no ano de 1996 em João Pessoa/Pb.
O primeiro EJC realizado na paróquia foi no ano de 1996.
Fonte das informações - Sr. José Januário dos Santos em 12/2014, durante as comemorações dos 30 anos de inauguração da Igreja do Divino Espírito Santo.