Sorteio

EJC e ECC


ENCONTRO DE JOVENS COM CRISTO - EJC




O movimento EJC - Encontro de Jovens com Cristo - foi trazido para nossa Paróquia devido o desejo que muitos casais do ECC possuíam de engajar os jovens que não realizavam nenhuma atividade pastoral na Paróquia, tendo em vista que eles seriam o futuro mais presente da nossa Igreja. Alguns casais, maravilhados pela graça que era participar e fazer o encontro de casais, quiseram traduzir de alguma forma esta experiência para estes jovens. Foi quando descobriram, em 1995, que em João Pessoa - Paraíba já havia a versão do ECC para jovens, era o EJC.
 Entusiasmados com a descoberta, puseram mãos à obra: contando com o apoio incondicional e decisivo do Pe. Júnior (Pároco da Época), foram duas vezes a João Pessoa com duas turmas de jovens vivenciar o EJC. Aprenderam bem a lição, pois em agosto de 1996 a Paróquia Divino Espírito Santo já estava realizando seu I EJC, no colégio Bom Conselho, tendo como padrinhos os prestativos e amigos jovens de Paraíba.

Fundamento
A meta do EJC não é apenas a realização do Encontro. Este constitui a ponte que leva ao objetivo maior: a propagação do Reino de Deus em todas as Paróquias. Nenhum jovem deve ficar preso ao EJC; pelo contrário, deve assumir uma postura de jovem cristão, dando testemunho de honestidade no seu ambiente de convívio e engajando-se nos diversos serviços da Igreja.

Como movimento jovem cristão, é motivado pela fé e suas finalidades o distinguem de outros movimentos e grupos. Colocando-se na perspectiva evangélica do serviço humilde, generoso e alegre, sua principal missão é formar discípulos de Jesus Ressuscitado, portadores da Boa Nova do Evangelho.

O EJC chama ao compromisso o jovem acomodado, afastado da Igreja, levando-o à vivência cristã, familiar e eclesial. Através do Encontro com Cristo, o jovem passa a encontrar-se consigo mesmo.

A verdade fundamental que orienta todo o trabalho do EJC baseia-se na consciência de que somos apenas instrumentos e servidores de Deus e só Ele tem o poder de converter e transformar as pessoas. 

Realizações
Os nossos jovens já implantaram o EJC em mais três outras comunidades, tornando-se também multiplicadores do Amor de Deus além dos limites da nossa paróquia; são elas: Bebedouro (Paróquia de Santo Antônio), que fizeram seu Primeiro Encontro em abril de 2001, Poço (Paróquia do Senhor do Bonfim), que fez seu Primeiro Encontro em setembro de 2003 e Cruz das Almas (Paróquia Sagrado Coração de Jesus), que fez seu primeiro encontro em 2005.

Em 2010, o EJC da Jatiúca começou a implantar o movimento na Paróquia Bom Jesus, em Matriz de Camaragibe, expandindo a boa Nova do Evangelho, as paróquias do interior do estado. 


Esperamos que as sementes plantadas por nossos jovens possam crescer e produzir frutos para que num futuro próximo possamos tornar essa grande família que é o EJC, composta por incontáveis servos de Deus que tem um só objetivo: EVANGELIZAR!

______________________________

ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO - ECC 

COMO SURGIU

O Encontro de Casais com Cristo é um Serviço‑Escola da Igreja Católica, em favor da evangelização das famílias. Teve origem em 1970, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Vila Pompéia, em São Paulo ‑ SP, por iniciativa do Pe. Alfonso Pastore.

"Começou porque Deus quis, e a presença e a atividade do ECC no Brasil são a prova da ação de Deus na humanidade" (Pe. Alfonso Pastore).
  
OBJETIVOS PASTORAIS DO ECC

DEFINIÇÃO:

O Encontro de Casais com Cristo ‑ ECC é um serviço da Igreja Católica, aprovado pela CNBB ‑ Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, para evangelizar a família, primeiro núcleo da inculturação e da evangelização, Igreja Doméstica" e Santuário da vida" e para despertar os casais para as pastorais paroquiais, devidamente integrado na pastoral de conjunto da Arquidiocese, constituindo‑se num fortíssimo instrumento de Pastoral Familiar.

"O Encontro de Casais com Cristo não é um movimento". Não visa prender a si os casais, nem os casais devem querer ficar presos ao ECC.

• ECC apresenta‑se como um SERVIÇO DA IGREJA ÀS FAMíLIAS DA PARÓQUIA.

• Serviço ‑ Escola do ECC é essencialmente paroquial. Esta é sua característica fundamental. A Paróquia vai atender a seus casais dentro de sua realidade concreta e de suas possibilidades, promovendo a evangelização e o engajamento dos casais nas pastorais paroquiais. O ECC quer ser um meio, uma etapa, uma passagem, uma ponte. A meta não é o ECC. A meta é o Reino de Deus em todas as paróquias. O ECC é um serviço às famílias. É feito por casais para casais.

O ECC é ainda um serviço que procura apresentar aos casais uma visão clara e vivencial do evangelho de Jesus Cristo e da Igreja atual, por meio de seus Documentos e Encíclicas e de sua Doutrina Social.

A originalidade do ECC em relação a outros movimentos e serviços da Igreja às famílias está em que ele, sob a orientação dos Conselhos Nacional, das Regiões, Regionais e (Arqui)Diocesanos, é organizado e realizado em nível Paroquial. "Esta é a sua característica vital. "Quem lhe retirar essa característica arranca‑lhe a alma". (Pe. Alfonso Pastore, 1983).
  
ETAPAS DO ECC

O Encontro de Casais com Cristo ‑ ECC foi idealizado para ser desenvolvido em três etapas distintas, indispensáveis, inter‑relacionadas entre si, cada uma com características e finalidades próprias. Uma etapa prepara a outra e deve ser observada a partir de um crescimento de seus integrantes e de sua comunidade.

* 1 a Etapa, o "Encontro", evangelizador e missionário, é o despertar, é o chamamento aos casais afastados da Igreja.

* 2 a Etapa, o "Reencontro” catequético, é o aprofundamento, uma proposta de compromisso, usando a reflexão. É para os casais engajados e os que desejam se engajar.

A 3' Etapa, o "Compromisso", transformador, é para os que buscam mudar as estruturas injustas de nossa sociedade.
  
HISTÓRICO

Em Maceió, o E.C.C. foi implantado no ano de 1993, tendo como madrinha a Paróquia de Nossa Sra. Aparecida, João Pessoa ‑ PB e como afilhada a Paróquia do Divino Espírito Santo, Jatiúca.

O primeiro Diretor Espiritual Arquidiocesano do E.C.C aqui em Maceió, foi o Pe. Aloísio Roberto da Costa (Pe. Júnior). Em seguida, assumiu o Monsenhor Pedro Teixeira e atualmente temos o Pe. José Everaldo.

"O E.C.C. nasceu da inquietação de um sacerdote Camiliano que dedicou sua vida sacerdotal aos movimentos familiares, à pastoral da saúde e à pastoral carcerária."

O E.C.C. é um serviço à família, feito por casais para casais."

O E.C.C. é um serviço da Igreja que procura “ser Igreja" no meio de uma comunidade paroquial.

"O E.C.C. , como serviço da Igreja, é essencialmente evangélico e procura cumprir com a missão dada pro Cristo: " Ide e Evangelizai."