Sorteio

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

A humildade é nosso caminho de santificação

O anjo entrou onde Ela estava e disse: ‘Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!’” (Lucas 1,28)

Hoje, celebramos a festa de Nossa Senhora Rainha do Céu e da Terra. Reconhecemos aquilo que Deus reconheceu. Maria, Sua Mãe, a serva fiel do Senhor, é Aquela que reina no Céu como mãe de todos nós.
O reinado de Maria, na verdade, é o reinado de Cristo, pois o Rei é Jesus. Ele é o Rei da nossa vida, Rei do universo e de toda a criação. Ele reconheceu sua Mãe, a primeira discípula, Aquela que O seguiu, que deu-Lhe a vida pela causa do Reino como rainha.
Onde estão os méritos de Maria? Naquilo que Deus também deseja nos coroar. A coroa de Maria é ornada pelas virtudes evangélicas que brilham no coração dessa serva fiel do Senhor.
Não confundamos o reinado de Maria, não confundamos Maria Rainha com as rainhas desse mundo em que estamos.
Hoje, reconhecemos reis e rainhas, a realeza do mundo está baseada na vaidade, nos critérios humanos de beleza, de valores materiais e assim por diante. O critério no Reino de Deus são as virtudes, e a primeira delas é a humildade.
Quando olhamos para Maria, percebemos quanto brilha a humildade em tudo aquilo que ela é e faz. Não se prevaleceu pelo orgulho: “Sou a mãe de Jesus”. Ela nunca deixou-se envaidecer porque, na verdade, as vaidades tiram o reinado de Cristo.
 O critério no Reino de Deus são as virtudes, e a primeira delas é a humildade

Quando nos deixamos levar pelas vaidades, quando elas tomam conta do nosso coração, elas reinam nos nossos sentimentos, nos nossos pensamentos e em tudo aquilo que fazemos e realizamos. A vaidade toma conta daquilo que nos preocupa e nos ocupamos em fazer os desejos egoístas da vaidade.
Maria deixou Jesus reinar no seu coração, Ela deu o primado da sua alma para Deus, deixou que Ele reinasse. No Reino de Deus nos tornamos seus servos e reinamos com Ele quando O reconhecemos como nosso rei. Maria é a Rainha, Aquela que serviu mais do que todos, foi mais humilde em todas as situações e condições, foi Aquela quem deixou Deus reinar em nossa vida.
Por isso, “Te exaltamos, Virgem Maria, Te aclamamos a Rainha do Céu e da Terra. Ensina-nos a via da humildade, o caminho da pequenez, liberta-nos do caminho da vaidade no qual estamos deixando sucumbir a nossa alma e o nosso coração. Liberta-nos desses caminhos tortuosos da vida que nos escravizam. Ajude-nos a trilhar o caminho do Céu e permita que somente Jesus reine em nosso coração, em nossa vida e em tudo aquilo que fazemos.
Não nos permita, Mãe querida, buscarmos reconhecimentos humanos, aplausos, curtições, e que essas coisas façam crescer o nosso sentimento de vaidade, mas que busquemos a humildade do Evangelho como nosso caminho de santificação. Maria, mãe de Deus, Rainha do Céu e da Terra, rogai por nós”.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – FacebookPadre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário