Centenário da Arquidiocese de Maceió

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Temer

A Bíblia está cheia de avisos, conselhos e mandamentos para que temamos o Senhor. Por outro lado, São João, mais de uma vez, diz-nos que Deus é amor e que devemos amar a Deus, e acrescenta que o amor afugenta o temor. O próprio Jesus nos diz que o maior e primeiro mandamento é amar a Deus sobre todas as coisas. A Bíblia está se contradizendo? Devemos temer ou amar?
A resposta é que, biblicamente devemos temer e amar. E a explicação é muito simples. O temer bíblico significa respeitar, adorar, seguir os ensinamentos e os mandamentos divinos e ter a Deus como nosso Senhor, nosso Soberano, nossos supremo Chefe e Rei. E tudo isso deve ser feito com amor e por amor. Na verdade é o amor que dá vida e sentido ao temer a Deus.
Temê-lo por medo, por tremor não faz parte dos ensinamentos evangélicos. O temer de Jesus significa, em última análise, amar a Deus e, por amor, respeitá-lo e obedecer-lhe. Não se trata, pois, de medo, de pavor, de tremor, pois quem ama de verdade não sente nada disso.
Sana Teresinha é doutora nessa arte. Para ela, amar é agradar a Deus, é não desrespeitar suas palavras, é tê-lo como como seu tudo. Seu amor leva-a à adoração, ao não querer ofender a Deus de modo nenhum. Ela não tem medo da morte, do purgatório e da condenação. Seu amor lhe dá liberdade para tratar a Deus como filha querida, leva-a a uma confiança total, a um abandono completo no seio da Trindade e jamais quis ou permitiu ofender essa Trindade, razão suprema da sua vida.
E seu amor, assim, é simples, é puro, não tem resquícios de pânico.
Nesse sentido, ela podia dizer: “O Senhor é tão bom comigo, que me é impossível temê-lo.” Ou ainda: “Como estou longe de ser conduzida pela via dos temores, sei sempre encontrar o meio de ser feliz e aproveitar de minhas misérias”.
Aprendamos com santa Teresinha a amar profundamente a Deus e, assim, cumpriremos o mandamento bíblico de temer o Senhor.
Mons. Pedro Teixeira Cavalcante é Doutor em Teologia
Fonte - gazetaweb.com  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.