Centenário da Arquidiocese de Maceió

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Ordenação Diaconal do Seminarista Luiz Antônio será amanhã na Catedral


Prezados paroquianos(as),
Amanhã, sexta-feira, dia 01 de maio de 2015 às 19 horas, teremos a Ordenação Diaconal de nosso Seminarista Luiz Antônio, que será realizada na Catedral Metropolitana de Maceió.
Todos estão convidados a participar deste momento tão importante na vida do nosso querido Luiz Antônio.
Ordenados para o serviço
Seguindo a prática das primeiras comunidades cristãs, testemunhada na Sagrada Escritura e conservada na Tradição, a Igreja continua escolhendo homens que possam exercer um ministério de serviço. Para isto, o rito essencial da ordenação diaconal é a imposição das mãos e a oração realizada pelo Bispo. Esta oração pede a Deus Pai que consagre o ordenando como diácono e que envie sobre ele os dons do Espírito Santo para que ele possa exercer com fidelidade o ministério de serviço. Nela se apresenta o que se espera de um diácono: amor sincero, solicitude para com os pobres e os enfermos, autoridade discreta, simplicidade de coração e uma vida segundo o Espírito Santo.
A Ordem confere ao diácono um sinal que não pode ser apagado, pois o configura ao Cristo servidor de todos.Por conseguinte, o diácono se torna um “imitador” da vida do Senhor, prolongando no mundo o serviço iniciado por Ele.
O candidato não é ordenado para o sacerdócio, mas para o serviço.Este está especificado na Constituição Dogmática Lumen Gentium, no nº 29, da seguinte forma: “administrar o Batismo solene, conservar e distribuir a Eucaristia, assistir e abençoar em nome da Igreja aos Matrimônios, levar o viático aos moribundos, ler a Sagrada Escritura aos fiéis, instruir e exortar o Povo, presidir ao culto e as orações dos fiéis, administrar os sacramentos e presidir aos ritos dos funerais e da sepultura”. E, ainda, de maneira sintética, o mesmo texto diz: “servem o Povo de Deus na diaconia da Liturgia, da Palavra e da Caridade”.
Fonte - http://arqrio.org/formacao/detalhes/182/o-sacramento-da-ordem-o-diaconato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.