Centenário da Arquidiocese de Maceió

segunda-feira, 27 de abril de 2015

A paz esteja convosco!

Têm uma língua afiada, não veem os próprios defeitos, mas ficam procurando argueiro nos olhos dos outros.
Para esses, todo mundo tem defeito!
Depois da sua ressurreição, JESUS, todas as vezes que aparece aos seus discípulos, medrosos e assustados, diz sempre: “A Paz esteja convosco”.
Essa é uma saudação comum dos judeus, todavia, para nós ela tem um significado todo especial. Na verdade, vivemos num mundo de guerras, de assassinatos, de assaltos, vivemos assustados. Ademais, os problemas sociais e os nossos problemas pessoais nos atormentam cada dia mais e alguns chegam a perder o juízo, quando não a própria saúde física, por causa de tanta violência moral, psíquica, física e espiritual.
Até mesmo dentro da Igreja as incompreensões são tantas, que não faltam as discórdias e o mal estar. Portanto, a saudação de Jesus aos apóstolos e mais do que atual!
Muitos vivem sem paz consigo mesmo e perdem o sono, o apetite e, às vezes, a rumo da própria vida. Não vivem contentes com o trabalho que têm, com o ambiente em que vivem, com a situação em que se encontram. Por isso, às vezes, se isolam, perdem amizades e vivem ciando imaginações inúteis quando não perigosas.
Outros não vivem em paz com os outros, até mesmo com os seus pais, seus irmãos, seus parentes, seus antigos amigos. Vivem de fofoca, de ouvi-dizer, de comenta-se. Têm uma língua afiada, não veem os próprios defeitos, mas ficam procurando argueiro nos olhos dos outros. Para esses, todo mundo tem defeito!
Por fim, existem aqueles tristes que não têm paz com Deus. Cheios de casos, julgam-se inocentes, não olham para os mandamentos do Senhor, quer sabem até decorados, mas que têm quase nenhuma influência nas suas vidas. Para eles, Deus não conta e a paz só a procuram em alguns momentos, quando dela precisam.
É por isso que nossa sociedade não tem paz; é por isso que vive perdida na violência; é por isso que existem tantas brigas, tantas mortes, tanta raiva, tantas lágrimas e tristeza; é por isso que vivemos assustados com medo; tudo é porque não tem paz consigo, com os outros e com Deus.
Mons. Pedro Teixeira Cavalcante é Doutor em Teologia
Fonte - gazetaweb.com  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.