Centenário da Arquidiocese de Maceió

sábado, 13 de novembro de 2021

Evangelho do dia. Sábado, 13/11/2021


 

32ª SEMANA COMUM

(verde – ofício do dia)

Chegue até vós a minha súplica; inclinai vosso ouvido à minha prece (Sl 87,3).

As realidades divinas são fonte de vida e de justiça para todos os que obedecem a Deus. Firmados na oração, procuremos ser fiéis cumpridores da Palavra do Senhor.

Primeira Leitura: Sabedoria 18,14-16; 19,6-9

Leitura do livro da Sabedoria – 14Quando um tranquilo silêncio envolvia todas as coisas e a noite chegava ao meio de seu curso, 15a tua Palavra onipotente, vinda do alto do céu, do seu trono real, precipitou-se, como guerreiro impiedoso, no meio de uma terra condenada ao extermínio; como espada afiada, levava teu decreto irrevogável; 16defendendo-se, encheu tudo de morte e, mesmo estando sobre a terra, ela atingia o céu. 19,6Então, a criação inteira, obediente às tuas ordens, foi de novo remodelada em cada espécie de seres, para que teus filhos fossem preservados de todo perigo. 7Apareceu a nuvem para dar sombra ao acampamento, e a terra enxuta surgiu onde antes era água: o mar Vermelho tornou-se caminho desimpedido, e as ondas violentas se transformaram em campo verdejante, 8por onde passaram, como um só povo, os que eram protegidos por tua mão, contemplando coisas assombrosas. 9Como cavalos soltos na pastagem e como cordeiros, correndo aos saltos, glorificaram-te a ti, Senhor, seu libertador. – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 104(105)

Lembrai sempre as maravilhas do Senhor!

1. Cantai, entoai salmos para ele, / publicai todas as suas maravilhas! / Gloriai-vos em seu nome, que é santo, / exulte o coração que busca a Deus! – R.

2. Matou na própria terra os primogênitos, / a fina flor de sua força varonil. / Fez sair com ouro e prata o povo eleito, / nenhum doente se encontrava em suas tribos. – R.

3. Ele lembrou-se de seu santo juramento, / que fizera a Abraão, seu servidor. / Fez sair com grande júbilo o seu povo, / e seus eleitos, entre gritos de alegria. – R.

Evangelho: Lucas 18,1-8

Aleluia, aleluia, aleluia.

Pelo Evangelho o Pai nos chamou, / a fim de alcançarmos a glória / de nosso Senhor Jesus Cristo (2Ts 2,14). – R.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 1Jesus contou aos discípulos uma parábola, para mostrar-lhes a necessidade de rezar sempre e nunca desistir, dizendo: 2″Numa cidade havia um juiz que não temia a Deus e não respeitava homem algum. 3Na mesma cidade havia uma viúva, que vinha à procura do juiz, pedindo: ‘Faze-me justiça contra o meu adversário!’ 4Durante muito tempo, o juiz se recusou. Por fim, ele pensou: ‘Eu não temo a Deus e não respeito homem algum. 5Mas essa viúva já me está aborrecendo. Vou fazer-lhe justiça, para que ela não venha agredir-me!'” 6E o Senhor acrescentou: “Escutai o que diz esse juiz injusto. 7E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai fazê-los esperar? 8Eu vos digo que Deus lhes fará justiça bem depressa. Mas o Filho do Homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?” – Palavra da salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.