Centenário da Arquidiocese de Maceió

terça-feira, 8 de junho de 2021

Evangelho do dia. Terça, 08/06/2021


 

10ª SEMANA COMUM*

(verde – ofício do dia)

O Senhor é minha luz e minha salvação, a quem poderia eu temer? O Senhor é o baluarte de minha vida, perante quem tremerei? Meus opressores e inimigos, são eles que vacilam e sucumbem (Sl 26,1s).

Os pregadores do Evangelho são sal da terra e luz do mundo. Movidos pelo Espírito, eles anunciam Jesus Cristo, no qual todas as promessas de Deus se cumprem. Nesta liturgia brilhe para nós o semblante do Senhor.

Primeira Leitura: 2 Coríntios 1,18-22

Leitura da segunda carta de São Paulo aos Coríntios – Irmãos, 18eu vos asseguro, pela fidelidade de Deus: o ensinamento que vos transmitimos não é “sim e não”. 19Pois o Filho de Deus, Jesus Cristo, que nós – a saber: eu, Silvano e Timóteo – pregamos entre vós, nunca foi “sim e não”, mas somente “sim”. 20Com efeito, é nele que todas as promessas de Deus têm o seu “sim” garantido. Por isso também, é por ele que dizemos “amém” a Deus, para a sua glória. 21É Deus que nos confirma, a nós e a vós, em nossa adesão a Cristo, como também é Deus que nos ungiu. 22Foi ele que nos marcou com o seu selo e nos adiantou, como sinal, o Espírito derramado em nossos corações. – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 118(119)

Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo!

1. Maravilhosos são os vossos testemunhos, / eis por que meu coração os observa! – R.

2. Vossa palavra, ao revelar-se, me ilumina, / ela dá sabedoria aos pequeninos. – R.

3. Abro a boca e aspiro largamente, / pois estou ávido de vossos mandamentos. – R.

4. Senhor, voltai-vos para mim, tende piedade, / como fazeis para os que amam vosso nome! – R.

5. Conforme a vossa lei, firmai meus passos / para que não domine em mim a iniquidade! – R.

6. Libertai-me da opressão e da calúnia, / para que eu possa observar vossos preceitos! – R.

7. Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo / e ensinai-me vossas leis e mandamentos! – R.

Evangelho: Mateus 5,13-16

Aleluia, aleluia, aleluia.

Vós sois a luz do mundo; / brilhe a todos vossa luz. / Vendo eles vossas obras, / deem glória ao Pai celeste! (Mt 5,16) – R.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 13“Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? Ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens. 14Vós sois a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte. 15Ninguém acende uma lâmpada e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim num candeeiro, onde ela brilha para todos os que estão em casa. 16Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus”. – Palavra da salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário