Centenário da Arquidiocese de Maceió

quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Evangelho de dia. Quarta-feira, 30/12/2020


 

OITAVA DO NATAL

(branco, glória – ofício próprio)

Enquanto um profundo silêncio envolvia o universo e a noite ia no meio do seu curso, desceu do céu, ó Deus, do seu trono real, a vossa Palavra onipotente (Sb 18,14s).

Deus não permanece alheio aos anseios de seus filhos e filhas, mas os orienta com sua “Palavra onipotente”. Celebremos, deixando-nos guiar pelo amor do Pai.

Primeira Leitura: 1 João 2,12-17

Leitura da primeira carta de São João – 12Eu vos escrevo, filhinhos: os vossos pecados foram perdoados por meio do seu nome. 13Eu vos escrevo, pais: vós conheceis aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevo, jovens: vós vencestes o maligno. 14Já vos escrevi, filhinhos: vós conheceis o Pai. Já vos escrevi, jovens: vós sois fortes, a Palavra de Deus permanece em vós, e vencestes o maligno. 15Não ameis o mundo nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, não está nele o amor do Pai. 16Porque tudo o que há no mundo – as paixões da natureza, a concupiscência dos olhos e a ostentação da riqueza – não vem do Pai, mas do mundo. 17Ora, o mundo passa, e também a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 95(96)

O céu se rejubile e exulte a terra!

1. Ó família das nações, dai ao Senhor,  ó nações, dai ao Senhor poder e glória, / dai-lhe a glória que é devida ao seu nome! – R.

2. Oferecei um sacrifício nos seus átrios,  adorai-o no esplendor da santidade, / terra inteira, estremecei diante dele! – R.

3. Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!”  Ele firmou o universo inabalável, / e os povos ele julga com justiça.  R.

Evangelho: Lucas 2,36-40

Aleluia, aleluia, aleluia.

Um dia sagrado brilhou para nós: / nações, vinde todas adorar o Senhor, / pois hoje desceu grande luz sobre a terra! – R.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 36havia também uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada; quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido. 37Depois ficara viúva e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do templo, dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações. 38Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém. 39Depois de cumprirem tudo, conforme a Lei do Senhor, voltaram à Galileia, para Nazaré, sua cidade. 40O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele. – Palavra da salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.