Centenário da Arquidiocese de Maceió

quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Liturgia Diária. Quarta-feira, 23/09/2020

 

23 – QUARTA-FEIRA
  

SÃO PIO DE PIETRELCINA

PRESBÍTERO

(branco, pref. comum, ou dos santos – ofício da memória)

Eu vos darei pastores segundo o meu coração, que vos conduzam com inteligência e sabedoria (Jr 3,15).

Pio nasceu na Itália em 1887 e aí faleceu em 1968. Sua vida de padre capuchinho decorreu entre o altar e o confessionário. Recebeu e manteve por 50 anos os estigmas de Jesus, que lhe causavam dor e certo desconforto diante das pessoas. Com a colaboração de benfeitores, construiu um hospital, denominando-o Casa Alívio do Sofrimento. Foi canonizado em 2002. Aprendamos com este santo de nossos dias a dedicar tempo para rezar.

Primeira Leitura: Provérbios 30,5-9

Leitura do livro dos Provérbios – 5A Palavra de Deus é comprovada. Ele é um escudo para os que nele se abrigam. 6Não acrescentes nada às suas palavras, para que ele não te repreenda e passes por mentiroso! 7Duas coisas eu te pedi; não mas recuses, antes de eu morrer: 8afasta de mim a falsidade e a mentira, não me dês pobreza nem riqueza, mas concede-me o pão que me é necessário. 9Não aconteça que, saciado, eu te renegue e diga: “Quem é o Senhor?” Ou que, empobrecido, eu me ponha a roubar e profane o nome de meu Deus. – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 118(119)

Vossa Palavra é uma luz para os meus passos!

1. Afastai-me do caminho da mentira / e dai-me a vossa lei como um presente! – R.

2. A lei de vossa boca, para mim, / vale mais do que milhões em ouro e prata. – R.

3. É eterna, ó Senhor, vossa Palavra, / ela é tão firme e estável como o céu. – R.

4. De todo mau caminho afasto os passos, / para que eu siga fielmente as vossas ordens. – R.

5. De vossa lei eu recebi inteligência, / por isso odeio os caminhos da mentira. – R.

6. Eu odeio e detesto a falsidade, / porém amo vossas leis e mandamentos! – R.

Evangelho: Lucas 9,1-6

Aleluia, aleluia, aleluia.

Convertei-vos e crede no Evangelho, / pois o Reino de Deus está chegando! (Mc 1,15) – R.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 1Jesus convocou os doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e para curar doenças 2e enviou-os a proclamar o Reino de Deus e a curar os enfermos. 3E disse-lhes: “Não leveis nada para o caminho: nem cajado, nem sacola, nem pão, nem dinheiro, nem mesmo duas túnicas. 4Em qualquer casa onde entrardes, ficai aí; e daí é que partireis de novo. 5Todos aqueles que não vos acolherem, ao sairdes daquela cidade, sacudi a poeira dos vossos pés como protesto contra eles”. 6Os discípulos partiram e percorriam os povoados, anunciando a Boa-nova e fazendo curas em todos os lugares. – Palavra da salvação.

Reflexão:

Jesus não retém para si o cabedal de conhecimentos que possui, nem seus poderes. Transmite-os aos doze apóstolos e os envia para realizarem o que ele fazia publicamente: anunciar o Reino de Deus e curar enfermidades. Uma atividade renovadora. Ensinamento novo e convincente com palavras divinas colhidas na fonte: “Falo estas coisas como o Pai me ensinou” (Jo 8,28). Energia poderosa, toques benfazejos. Curas libertadoras. Tempos messiânicos. Vida nova. Os apóstolos não precisam apoiar-se nos bens materiais; ao contrário, devem despojar-se deles. A gratuidade e a confiança na providência de Deus são as exigências para a missão. Haverá pessoas insensíveis ou avessas à passagem de Deus. Responderão por seus atos. O missionário cristão seguirá seu caminho, sem esmorecer. Como Jesus.

Oração
Ó Jesus, missionário do Pai, aos doze apóstolos dás “poder e autoridade sobre todos os demônios e para curar doenças”. Assim autorizados, eles percorrem os vilarejos, anunciando a Boa Notícia e realizando curas por toda parte. Envia, Senhor, novos apóstolos para os novos tempos. Amém.

(Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades))

Fonte - https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/23-quarta-feira-3/#.X2H9Zotv_IU

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.