Centenário da Arquidiocese de Maceió

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Evangelho de hoje, segunda-feira, 30/12/2019

Evangelho: Lucas 2,36-40

Aleluia, aleluia, aleluia.
Um dia sagrado brilhou para nós: / nações, vinde todas adorar o Senhor, / pois hoje desceu grande luz sobre a terra! – R.
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 36havia também uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada; quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido. 37Depois ficara viúva e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do templo, dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações. 38Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém. 39Depois de cumprirem tudo, conforme a lei do Senhor, voltaram à Galileia, para Nazaré, sua cidade. 40O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele. – Palavra da salvação.
Reflexão:

A profetisa Ana está presente ao ritual de apresentação do Menino Jesus no templo. Ana e Simeão, ambos idosos e guiados pelo Espírito Santo, exprimem a longa espera da humanidade e apresentam-se como testemunhas da vinda do Libertador. À semelhança de Simeão, Ana prorrompe em louvor a Deus e fala do Menino “a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém”. Esta cidade é considerada pelo evangelista Lucas o centro da obra da salvação. Outro aspecto típico de Lucas é mostrar a participação da mulher no anúncio do evangelho. Terminado o ritual, Jesus e seus pais voltam a Nazaré, sua cidade. E aí o Menino se submete às leis naturais do crescimento humano: “Crescia cheio de sabedoria e a graça de Deus estava com ele”.
(Dia a dia com o Evangelho 2019 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp)
Fonte - https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/dia-30-segunda-feira-13

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.