Centenário da Arquidiocese de Maceió

segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Acolhamos o profeta de nossa casa


Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria” (Lucas 4,24).
Em outras palavras, Jesus está dizendo que ninguém é profeta em sua própria casa, em sua própria família, entre os seus amigos, entre os seus. Achamos a pessoa tão familiar a nós, tão igual a nós que, o que ela fala não tem tanto peso e valor. Mas o que Jesus está dizendo não é o que é para ser, é o que não é para ser.
De fato, precisamos ser profetas em casa e na nossa família. É claro que, a recepção nem sempre será esperada ou a melhor, mas o pai precisa ser profeta dentro da sua casa, a mãe precisa ser profeta, educadora, formadora e orientadora.
Eu sei que, muitas vezes, o homem escuta todo mundo na rua, mas a esposa ele não escuta. O filho, depois que cresce, escuta o que o amigo fala, mas parece que os ouvidos se fecham para os seus pais. Isso não pode ser a regra, pelo contrário, essa é a forma mundana de pensar.
Jesus está afirmando o que está vendo, Ele está invocando a um ditado que acontece no Seu meio, mas não deveria ser assim. Nazaré não cresceu na fé porque não acolheu o profeta que é da casa de Nazaré, não acolheu a Jesus que cresceu em Nazaré. Tratavam Jesus como mais um, por isso, Ele fez poucos milagres por ali.
Na nossa casa, na nossa família e na nossa própria vida não estamos vendo os milagres e as bênçãos de Jesus porque não estamos sabendo acolher os profetas da nossa própria casa.
Quem não acolhe o profeta de sua casa, não pode acolher nenhum outro profeta
Escute a sua mãe e o seu pai, escute o seu esposo e a sua esposa. Você precisa escutar o seu padre, porque sei que é mais fácil escutar o padre Roger porque não está na sua paróquia; é mais fácil escutar o padre pregador de fora porque ele fala bonito, mas o profeta da sua casa é o padre da sua cidade.
Deus deu ao padre da sua paróquia o poder, a autoridade, a unção, mas alguns pensam: “Eu gosto do padre daquele outro lugar porque ele fala melhor”. Não caia na ignorância, no erro, porque você vai ficar sempre patinando na fé. Não que você não deva ouvir os outros, mas se não escuta o que está pregando para você, nunca será uma pessoa madura na fé. Do mesmo jeito, se você não for profeta em sua casa, ela não crescerá na fé.
Eu sei como é, gostamos de acolher quem vem de fora. E que bom que temos o dom do acolhimento! Mas a semente cresce onde está sendo semeada, fecundada e cuidada. Então, somos nós quem podemos cuidar da semente que é lançada em nossa casa, em nossa paróquia, em nossa comunidade. São os que estão próximos a nós que devemos escutar em primeiro lugar, porque, por meio deles, Deus fala e outros virão nos ajudar. Não tenhamos dúvida disso! Mas, quem não acolhe o profeta de sua casa, não pode acolher a nenhum outro profeta.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.