Sorteio

sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Para seguir Jesus é preciso renunciar a si mesmo


“Se alguém quer Me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e Me siga. Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de Mim, vai encontrá-la (Mateus 16,24-25).
Eu quero seguir Jesus. Se nós queremos segui-Lo, Ele está dizendo: “Sigam-Me. Venham atrás de Mim, mas para seguir-Me é preciso renunciar a si mesmo”. Muitas vezes, não saímos do lugar e não conseguimos seguir os passos de Jesus, porque somos muito egoístas e individualistas, pensamos muito em nós, a vida gira muito em torno de nós, das nossas ocupações, do nosso “eu” e do nosso ego.
A palavra “renúncia”, no mundo em que vivemos, não é bem vista e bem-vinda. Ninguém quer renunciar, todo mundo quer ganhar, todo mundo quer vantagens e se sobressair ao outro.
Você pode ganhar muitas curtidas, muitas palmas, muitos aplausos, vantagens e até muito dinheiro, mas não vai ser um seguidor de Jesus. Porque o seguidor de Jesus é aquele que renuncia.
Precisamos renunciar a mentalidade, os sentimentos e as vantagens que o mundo tanto coloca em nós
A palavra “renúncia” tem um sentido profundo na visão evangélica. Renúncia quer dizer perda, quer dizer abrir mão de vantagens, de reconhecimentos, abrir mão de ser melhor para ser discípulo de Jesus. A renúncia de si mesmo é o exercício diário do discípulo de Jesus, a renúncia da vontade, das coisas do mundo, do pecado, do favorecimento e de tantas outras coisas que o mundo nos oferece para carregar a nossa cruz e seguir Jesus.
Salvar a vida é perder no sentido de dar, de doar e fazer a oblação de si mesmo, para que a vida de Deus esteja em nós. É preciso entender que o mundo está dentro de nós, o pensamento do mundo está em nós, as vantagens e pregações do mundo estão impregnadas em nós. E precisamos renunciar a mentalidade, os sentimentos e as vantagens que o mundo tanto coloca em nós.
Às vezes, é preferível que tenhamos uma vida razoável ganhando menos, mas estarmos unidos nos verdadeiros valores com a nossa família, do que todos os dias querermos contar vantagens, termos buscas incansáveis financeiras nisso e naquilo e perdendo o que é essencial.
Lute muito na vida para ganhar a vida, pois ganhamos a vida sabendo perder, para ganhar Deus e Ele ser o bem e a graça maior da nossa vida.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook 
Fonte - https://homilia.cancaonova.com/homilia/para-seguir-jesus-e-preciso-renunciar-si-mesmo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário