Centenário da Arquidiocese de Maceió

sábado, 29 de junho de 2019

Evangelho de hoje, domingo, 30/06/2019


Evangelho do dia - Mt 16,13-19
Naquele tempo, 13Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?”
14Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”.
15Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?”
16Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”.
17Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”. — Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Catequese Bíblico-Missionária
Ser discípulo destemido de Jesus! 
São Pedro e São Paulo
Recordamos Pedro e Paulo! A força do testemunho é a marca registrada desses seguidores e continuadores da missão de Jesus. Diferentes um do outro, tanto na personalidade, quanto na ação prática. Pedro lembra mais a instituição, e Paulo marca a pastoral e o carisma. Seguidores e apaixonados pelos feitos de Jesus deixam como legado: a força de sermos cristãos está no seguimento e na busca de sabermos quem é Jesus. Saber que implica uma prática concreta.
Reconhecer Jesus
O texto apresentado no Evangelho nos mostra Jesus e seus discípulos no território de Cesareia de Filipe, que lembra o início da missão de Jesus e sua finalidade. Jesus convida seus discípulos a responderem: “Quem é Jesus?” Primeiro o que as pessoas pensam; depois estes que são os mais próximos. Para as pessoas prevalece a humanidade de Jesus misturada com lembranças de profetas que deixaram marcas. Pedro demonstra ser diferente e responde: o Messias, o Cristo, o Filho do Deus Vivo! Ou seja, Jesus é a figura do Deus Conosco. Deus que está com seu povo. Se está conosco, não nos desampara. Se faz companheiro. Parceiro. Amigo. Sempre ao lado daquele que, muitas vezes, é desamparado em meio às mais diferentes dificuldades que a vida proporciona. Jesus aponta o rosto misericordioso do Pai. Conduz a uma nova proposta de vida. Mostra o sentido verdadeiro do amor, que só Deus pode dar em sua plenitude. Essa resposta vem de encontro à busca constante de saber quem é Jesus e dar sentido prático no dia a dia.
Vida e Missão de Jesus são unidas. Jesus tem coerência. Jesus aceita a Missão da construção do Reino de Deus e se apresenta como o Caminho, a Verdade e a Vida. Pois indica a estrada para o Reino. Para tanto, conhecer Jesus, necessariamente nos leva a caminharmos com Ele, ou seja, continuarmos sua missão. Missão de testemunhas do amor, que se traduz nas palavras: misericórdia, compaixão, fraternidade, partilha, solidariedade, principalmente para com os mais sofridos desta terra. É ser discípulo destemido de Jesus.

Oração
ÓDeus, que hoje nos concedeis a alegria de festejar SãoPedro e SãoPaulo, concedeiàvossa Igreja seguir em tudo os ensinamentos destes Apóstolos que nos deram as primícias da fé. Por nosso SenhorJesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
— Amém.
Fonte - https://www.a12.com/reze-no-santuario/deus-conosco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.