Centenário da Arquidiocese de Maceió

terça-feira, 23 de abril de 2019

Quando acaba a Páscoa?

 
Se você faz parte do grupo daqueles que "jura" que a Páscoa acabou no Domingo passado, ou seja, no próprio Domingo de Páscoa, tendo somente um dia de comemoração, então você está completamente enganado!!!!
A Páscoa se inicia no Domingo de Páscoa e se prolonga até o Domingo seguinte, sendo comemorada durante oito dias seguidos! É o que a Igreja chama de "Oitava da Páscoa", isto é, oito dias de Páscoa. Durante estes oito dias, que são celebrados como Solenidade do Senhor, são lidos trechos dos Evangelhos que relatam as aparições de Jesus. Mas, também não termina aí.
Do domingo da Ressurreição (da Páscoa) até o domingo de Pentecostes (50 dias) as celebrações eucarísticas devem ser vividas com “alegria e exultação” (Missal Romano, p. 104). Neste tempo estaremos vivendo no Tempo Pascal.
O Círio Pascal ficará junto ao altar ao longo de todo este período que vai do Domingo da Ressurreição até a Solenidade de Pentecostes (do Espírito Santo). Depois, durante o ano, ele será usado nas cerimônias de batizado, para acender as velas, como sinal de que Cristo é a Luz a nos guiar.
Assim, no "dia de Pentecostes, ao fechar-se o Tempo da Páscoa, o Círio Pascal será apagado, este sinal nos será tirado, também porque, educados  na escola pascal do mestre Ressuscitado e cheios do fogo dos dons do Espírito Santo, agora, deveremos ser nós, “Luz de Cristo” que se irradia, como uma coluna luminosa que passa no mundo, em meio aos irmãos, para guia-los no êxodo em direção ao céu, à “terra prometida” definitiva.
Fonte - http://www.cantodapaz.com.br/blog/2013/04/07/pascoa-acaba-oitava/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.