Sorteio

quinta-feira, 25 de abril de 2019

Por meio da Palavra, encontramos a paz de Jesus

“Então, Jesus abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras” (Lucas 24,45).
O Ressuscitado se manifesta aos Seus, que ainda estão assustados, cheios de medo; e quando viram Jesus, pensaram que fosse um fantasma.
As nossas limitações humanas, o nosso próprio coração endurecido não consegue, de uma vez só, captar, compreender e experimentar a dimensão da presença de Deus na nossa vida, da presença de Jesus ressuscitado entre nós. É preciso que a pedagogia de Deus aconteça nos diversos acontecimentos da nossa vida.
Os discípulos de Emaús reconheceram Jesus por dois passos: primeiro, pelo Senhor caminhando com eles, porque, enquanto Jesus caminhava, Ele falava das Escrituras, e o coração deles começava a se abrir. Segundo, quando Jesus partiu o pão, e eles reconheceram que era o Senhor.
Jesus está presente quando partimos o pão. Primeiro, Ele está presente de forma viva e sacramental, quando partimos o pão da Eucaristia, porque é o próprio Corpo e Sangue do Senhor.
Talvez, muitos olhem para a Eucaristia e não consigam distinguir ou reconhecer a presença de Jesus, mas não é por causa d’Ele, ma sim da experiência de fé. Não é a nossa experiência de fé que vai determinar se Jesus está ou não, mas a nossa fé, que precisa O alcançar. Ele está ali, Ele se reparte e se dá a nós, e nós nos alimentamos d’Ele.
Todas as vezes que nos colocamos diante da Palavra e nela encontramos o Ressuscitado, a paz vem ao nosso coração
Os discípulos não compreenderam, mas estavam fazendo a experiência da presença eucarística de Jesus, por isso, o Ressuscitado, Aquele que, na Última Ceia, deu Seu Corpo e Seu Sangue, agora reparte o pão, e eles vão aos poucos reconhecendo que no pão repartido, no pão fracionado o próprio Senhor está presente.
Jesus está presente e vivo no meio de nós quando também partimos o nosso pão, partimos o nosso alimento, quando repartimos o que temos com o outro, porque, em todo gesto de amor e caridade, o Senhor se faz presente.
Quando abrimos o nosso coração para o outro, quando abrimos o nosso coração para que Jesus entre, de fato, Ele se faz presente. O mais importante é deixar que Jesus abra a nossa inteligência para que possamos compreender a Sua Palavra.
Jesus Ressuscitado abre a nossa capacidade de compreensão quando nos colocamos com atenção diante da Sua presença. A maravilha que experimento é que o Ressuscitado que age nas Escrituras, vai curando os nossos medos, vai depurando e curando a nossa ansiedade, porque todas as vezes que nos colocamos diante da Palavra e nela encontramos o Ressuscitado, a paz vem ao nosso coração. Se nos falta a paz, o Ressuscitado é o Senhor da paz e O encontramos no Pão sagrado e repartido, encontramos o Ressuscitado na Palavra celebrada, ruminada e meditada onde Ele vem ao nosso coração.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário