Centenário da Arquidiocese de Maceió

sábado, 27 de abril de 2019

Evangelho de hoje, domingo, 28/04/2019


Evangelho do dia - Jo 20,19-31
19Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco”.
20Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor.
21Novamente, Jesus disse: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”.
22E, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. 23A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem os não perdoardes, eles lhes serão retidos”.
24Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. 25Os outros discípulos contaram-lhe depois: “Vimos o Senhor!”
Mas Tomé disse-lhes: “Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”.
26Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”.
27Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”.
28Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!”
29Jesus lhe disse: “Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!”
30Jesus realizou muitos outros sinais diante dos discípulos, que não estão escritos neste livro. 31Mas estes foram escritos para que acrediteis que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em seu nome.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!

Catequese Bíblico-Missionária

EU SOU O CAMINHO
“Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom! ‘Eterna é a sua misericórdia!’ [...] Os que temem o Senhor agora o digam: ‘Eterna é a sua misericórdia!’” (Sl 117(118),1.4). Hoje celebramos a Festa da Divina Misericórdia, instituída por nosso saudoso São João Paulo II. Em 01 de setembro de 1994, a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos aprovou o texto da Missa votiva “De Dei Misericordia”. Sendo celebrada em toda a Igreja, pela primeira vez, no primeiro domingo depois da Páscoa de 1995. Em 30 de abril do ano 2000, no primeiro domingo após a Páscoa (segundo domingo da Páscoa), portanto no dia da Festa da Divina Misericórdia, o Santo Padre, o Papa João Paulo II, canonizava e declarava Santa Faustina Kowalska, que nasceu na Polônia, em 25 de agosto de 1905. Na visão que ela teve em 1931, Jesus lhe dizia: “Neste dia, estão abertas as entranhas da Minha misericórdia. Derramo todo um mar de graças sobre as almas que se aproximam da fonte da Minha misericórdia” (Diário de Santa Faustina, p. 12).

A VERDADE
O Evangelho de João (20,19-31) mostra que, ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, dia da ressurreição, Jesus aparece aos seus discípulos, desejando-lhes a paz eos envia em missão, e diz: “Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados eles lhes serão perdoados; a quem não perdoardes, eles lhes serão retidos” (Jo 20,22-23).
Tomé não acredita nos amigos, quer ver e tocar no ressuscitado. Jesus o adverte e a nós também: “Bem-aventurados os que creram sem terem visto!” Acreditamos verdadeiramente que Jesus está ressuscitado no meio de nós?

E A VIDA
Diz o ditado: “Termina a missa, começa a missão”. Como discípulos e discípulas missionários(as), somos convidados, conforme disse o Papa Francisco, a ir às periferias, ajudar a limpar as lamas que atingem os mais pobres e contrair o cheiro das ovelhas. Sermos apóstolos de uma vida nova. Jesus enviou seus discípulos em missão e envia-nos hoje ao dizer: “Como o pai me enviou, também eu vos envio”.

Campestre-MG

Oração
ÓDeus de eterna misericórdia, que reacendeis a fédo vosso povo na renovação da festa pascal, aumentai a graçaque nos destes. E fazei que compreendamos melhor o batismo que nos lavou, o espírito quenos deu nova vida e o sangue que nos redimiu. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
— Amém.
Fonte - https://www.a12.com/reze-no-santuario/deus-conosco

Nenhum comentário:

Postar um comentário