Centenário da Arquidiocese de Maceió

segunda-feira, 8 de abril de 2019

A Quaresma tá acabando…e agora?


Não importa quantos dias você viveu a Quaresma bem, importa que hoje seu coração esteja disposto a mudar de vida.
A Quaresma já vai acabar e eu não consegui viver nada direito…Meu caso ainda tem solução? Deus ainda vai me perdoar?”. Claro! Você tem ao seu alcance a infinita Misericórdia de Deus. 
Vamos ser astutos, no bom sentido da palavra. Não vamos deixar brechas para o pecado, e acabar, por descuido, nos afastando da graça do Pai.
Antes de mais nada, vamos conhecer um pouco mais sobre a Quaresma, que é o tempo litúrgico que vai da quarta-feira de cinzas até a quinta-feira santa, em que a Igreja se veste de roxo para simbolizar a busca pela conversão, arrependimento e luto; não se canta na missa o hino de glória nem aleluia; a liturgia é celebrada de forma mais contida e nos convida a adentrar mais e mais na contemplação do mistério da preparação do Cristo que vai se entregar por amor na Semana Santa. A Igreja chama a todos nós a intensificarmos nossa vida de oração, caridade e penitência, em vista da nossa conversão, santificação e em expiação aos pecados do mundo.
“Ok, né. Um tempo de profundidade, contemplação…mas como consigo pegar isso e viver dentro de mim?”. Simples e fácil. Jesus passou 40 dias se preparando para assumir sua missão diante do mundo, fazendo jejum e orando, buscando ouvir a voz do seu Pai. Nós hoje somos convidados a trilhar uma jornada interior, para dentro de nós mesmos, para vermos quem realmente somos, em que podemos crescer e nos converter. Podemos até nos deparar com monstros interiores, pequenos pecados, grandes vícios ou nossas fragilidades, mas com a graça de Deus, conseguimos ultrapassar esses desafios e, abrindo o coração para Jesus agir nessa ou naquelas áreas de nossa vida, provar da bondade e da misericórdia do Senhor, que atravessa conosco esse caminho de mudança e conversão, que pode ser o vale da sombra, uma ponte bamba ou uma esquina. Não importa o tamanho do nosso caminho, o Senhor sempre estará ao nosso lado, segurando a nossa mão!
“Vixe, e como provar dessa graça se a quaresma já tem data pra acabar?” É fato que falta pouco tempo, porém a misericórdia do Senhor ultrapassa todos os limites de tempo humano (o famoso chronos) e impulsiona nosso coração a viver no hoje aquilo que nos é imprescindível. Não adianta tanta leitura ungida e teológica se não buscarmos vivenciar no cotidiano essa busca pela conversão da quaresma, meu povo. Sendo práticos, vamos em busca da confissão! Em alguns lugares do país haverá mutirões de confissão nessa reta final da quaresma. Independentemente de ter mais ou menos fila, se encontre com Jesus no sacramento da reconciliação, e lá derrame seu coração, como a pecadora que derramou seu mais valioso perfume aos pés de seu Mestre, e por causa de seu arrependimento, contrição e amor, Jesus a perdoou e ela foi liberta para amar.
Bora rezar mais, também! A devoção à Divina Misericórdia, propagada por Santa Faustina, traz em seu leque de opções, o terço da misericórdia breve, simples e profundo.
Vamos nos comprometer em amar! Vamos ajudar os pobres! No pouco que temos à nossa disposição, que possamos doar alimentos ou roupas para pessoas que sabemos serem necessitadas, como resposta de amor ao Deus que ama a cada uma delas e deseja restaurar sua dignidade humana enquanto filhos de Deus. Fé sem obras é morta, minha gente.
Não importa quantos dias você viveu a Quaresma bem, importa que hoje seu coração esteja disposto a mudar de vida e experimentar a misericórdia e amor de Deus por você, que não têm limites. A Páscoa chegará. Toda nossa dor e sofrimento ganha novo sentido com o Shalom do Pai, a paz, que o Ressuscitado vai nos dar em plenitude no Domingo de Páscoa. E quando olharmos para trás poderemos dizer “Sim, Ele venceu”, vamos ver que todo sacrifício e luta da Quaresma valeram a pena, e não possuindo mais nada Ele tornou-se o nosso tudo.
Corre!
Rodrigo César
Fonte - https://www.comshalom.org/a-quaresma-ta-acabando-e-agora/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.