Sorteio

segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Evangelho de hoje, segunda-feira, 24/12/2018


Evangelho do dia - Lc 2,1-14
1Aconteceu que naqueles dias, César Augusto publicou um decreto, ordenando o recenseamento de toda a terra. 2Este primeiro recenseamento foi feito quando Quirino era governador da Síria.
3Todos iam registrar-se cada um na sua cidade natal. 4Por ser da família e descendência de Davi, José subiu da cidade de Nazaré, na Galileia, até a cidade de Davi, chamada Belém, na Judeia, 5para registrar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. 6Enquanto estavam em Belém, completaram-se os dias para o parto, 7e Maria deu à luz o seu filho primogênito. Ela o enfaixou e o colocou na manjedoura, pois não havia lugar para eles na hospedaria.
8Naquela região havia pastores que passavam a noite nos campos, tomando conta do seu rebanho. 9Um anjo do Senhor apareceu aos pastores, a glória do Senhor os envolveu em luz, e eles ficaram com muito medo. 10O anjo, porém, disse aos pastores: “Não tenhais medo! Eu vos anuncio uma grande alegria, que o será para todo o povo: 11Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós um Salvador, que é o Cristo Senhor. 12Isto vos servirá de sinal: Encontrareis um recém-nascido envolvido em faixas e deitado numa manjedoura”. 13E, de repente, juntou-se ao anjo uma multidão da corte celeste. Cantavam louvores a Deus, dizendo: 14“Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por ele amados”. 
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Catequese Bíblico-Missionária

O Salvador nasceu
“Nasceu para vós um Salvador”, diz o anjo aos pastores, anunciando a Boa-Nova do Natal de Jesus. Essa é também a mensagem central da liturgia desta noite santa. É um menino, como todos os meninos do mundo, mas ao mesmo tempo absolutamente singular.
Com efeito, o próprio céu intervém para alegrar-se e glorificar a Deus pela presença dele na terra. Escondido sob a forma de um menino pobre está o “Deus forte, o Príncipe da paz” que vem iluminar o mundo e abater o jugo da opressão (1a leitura). Vem reconciliar-nos com Deus na nova aliança. Na expressão ousada dos Santos Padres, Jesus é o Deus que se faz homem, para que o homem se torne Deus.
Um Salvador que vem para todos, mas especialmente para os pequenos e humildes, por isso, são uns pastores os primeiros a encontrá-lo (Evangelho). Um Salvador que nos ensina a abandonar a impiedade e as paixões mundanas e a viver com equilíbrio, justiça e piedade neste mundo (2a leitura).

Vem salvar-nos por amor
O Salvador começa a salvar-nos já pelo próprio fato do seu nascimento. Ele nos salva por aquilo que é: Deus que se fez menino. O mundo não se salvará por meio das obras extraordinárias e grandiosas dos homens, mas pela presença e a transparência de Deus na vida dos cristãos. “Não é a ciência que redime o homem; o homem é redimido pelo amor. Quando alguém experimenta um grande amor, conhece um momento de redenção, que dá um sentido novo à sua vida.”
Épreciso aprender com aquele queéa própria vida: esse Deus que desce aténóspara ser nosso companheiro de vida.

Levar aos outros a paz que recebemos
Se o Menino que celebramos nesta noite é o Salvador de todos, não há outra atitude senão aceitar com amor sua salvação. Para acolhê-la com amor, é preciso reconhecer sinceramente que precisamos dela e ter consciência de que nossa autossuficiência não tem vez. A salvação que nos é dada não faz parte dos nossos direitos nem é objeto de conquista. Acolher a salvação exige um ato de plena liberdade e uma singular valorização da pessoa que me salva, por pura iniciativa sua e sem me pedir nada de antemão.
Peçamos a este Menino divino, com coração humilde e simples, que nos conceda o dom de uma fé, de uma esperança e de um amor tão vivos, tão profundos, que este Natal fique para sempre gravado em nossa memória.


Oração
ÓDeus, que fizestes resplandecer esta noite santa com a claridade da verdadeira luz, concedei que, tendo vislumbrado na terra este mistério, possamos gozar nocéusua plenitude. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
— Amém.
Fonte - https://www.a12.com/reze-no-santuario/deus-conosco

Nenhum comentário:

Postar um comentário