Sorteio

sábado, 13 de outubro de 2018

Evangelho de hoje, domingo, 14/10/2018


Evangelho do dia - Mc 10,17-30
Naquele tempo, 17quando Jesus saiu a caminhar, veio alguém correndo, ajoelhou-se diante dele e perguntou: “Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?”
18Jesus disse: “Por que me chamas de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém. 19Tu conheces os mandamentos: não matarás; não cometerás adultério; não roubarás; não levantarás falso testemunho; não prejudicarás ninguém; honra teu pai e tua mãe”. 20Ele respondeu: “Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude”.
21Jesus olhou para ele com amor, e disse: “Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me!”
22Mas quando ele ouviu isso, ficou abatido e foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico. 23Jesus então olhou ao redor e disse aos discípulos: “Como é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus!”
24Os discípulos se admiravam com estas palavras, mas ele disse de novo: “Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! 25Émais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus!”26Eles ficaram muito espantados ao ouvirem isso, e perguntavam uns aos outros: “Então, quem pode ser salvo?”
27Jesus olhou para eles e disse: “Para os homens isso é impossível, mas não para Deus. Para Deus tudo é possível”.
28Pedro então começou a dizer-lhe: “Eis que nós deixamos tudo e te seguimos”.
29Respondeu Jesus: “Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho, 30receberá cem vezes mais agora, durante esta vida — casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições — e, no mundo futuro, a vida eterna.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Catequese Bíblico-Missionária
As leituras da celebração de hoje nos ensinam como buscar e viver a verdadeira Sabedoria. Na Primeira Leitura, a Sabedoria aparece como um dom gratuito de Deus, dada a todos que a pedem na oração e a buscam com um coração sincero. A verdadeira Sabedoria é que sustenta nossa vida. Para Jesus, essa Sabedoria é o Reino de Deus. Devemos nos empenhar na busca do Reino de Deus e da sua justiça. Esse era o desejo daquele homem que buscou Jesus, querendo “herdar a vida eterna”.
Para Jesus, essa vida eterna é o Reino de Deus e suas exigências. Ele ensina que devemos começar com a vivência dos mandamentos. Pode parecer um começo simples, mas não é fácil. Temos dificuldades em viver sem mentir, sem roubar, sem cometer adultério, sem falar mal dos outros. Mas aquele homem, cheio de confiança em si mesmo, disse que essa parte já estava resolvida. Ele já observava esses mandamentos desde que era jovem. Ele está querendo algo mais!
Jesus, então, “olhou para ele com amor”. O olhar amoroso de Jesus acolhe o desejo daquele homem e quer ajudá-lo a dar um salto em sua vida espiritual. Jesus diz que o Reino exige que a pessoa passe a viver no espírito da partilha: vai, vende tudo e dá aos pobres! Por não ter se libertado das amarras de suas propriedades, o homem é convidado por Jesus a entrar no seu seguimento. Mas essa proposta foi radical demais para ele. O homem foi embora “cheio de tristeza, porque tinha muitas propriedades”. Para Jesus, buscar o Reino exige um passo além da simples observação de leis, regras e mandamentos.
O Reino é como a Sabedoria: um dom gratuito e generoso da parte de Deus que exige de nós rupturas e partilha. É por isso que até hoje nós fugimos dessa proposta radical de Jesus e preferimos o progresso material e os bens deste mundo. Queremos Jesus, mas não queremos sua proposta de partilha e de igualdade.
E o que acontece com as pessoas que acreditam, acolhem e vivem a proposta de Jesus? São as pessoas que se empenham na construção da Comunidade cristã. Elas vivem a partilha e a doação. São pessoas que se dedicam aos trabalhos pastorais, vencendo os desafios colocados por uma sociedade egoísta, individualista e consumista. Os cristãos tinham tudo em comum e não havia necessitados entre eles. Com a força da Palavra viva de Deus, de que fala a Segunda Leitura, essas pessoas são sinais de que a proposta de Jesus é possível. Viver o Evangelho de Jesus é viver a verdadeira Sabedoria. É saber direcionar sua vida para o Reino.

Francisco Orofino e Frei Carlos Mesters

Oração
ÓDeus, sempre nos preceda e acompanhe a vossa graça, para que estejamos sempre atentos ao bem que devemos fazer. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
— Amém.
Fonte - http://www.a12.com/reze-no-santuario/deus-conosco

Nenhum comentário:

Postar um comentário