Sorteio

quarta-feira, 25 de julho de 2018

O apóstolo de Deus deve levar o Evangelho ao próximo

Precisamos semear o Evangelho, porque esse é o papel do apóstolo: evangelizar e semear o Evangelho que recebeu no seu coração
“Trazemos esse tesouro em vasos de barro, para que todos reconheçam que este poder extraordinário vem de Deus e não de nós” (2 Cor 4,7).
Celebramos, hoje, o apóstolo São Tiago. O Tiago que celebramos, hoje, é irmão de João evangelista, e todos eles eram próximos de Jesus nos primeiros chamados para o seguimento do Mestre. Sempre que Jesus realizava coisas mais íntimas, convidava os três: Pedro, Tiago e João.
Quando celebramos os seguidores de Jesus, a Palavra que vem ao nosso encontro é essa que Paulo dirige aos Coríntios: “Trazemos esse tesouro em vasos de barro, para que todos reconheçam que este poder extraordinário vem de Deus e não de nós”.
O apóstolo é revestido da fragilidade humana, ele reconhece a sua fraqueza, e tudo que ele faz e prega não é dele, mas de Deus. O apóstolo é instrumento do Senhor, para que a graça d’Ele chegue aos corações.
Jesus precisou, primeiramente, desses doze apóstolos, que simbolizam as doze tribos de Israel, que se fecharam e, agora, pelos apóstolos, abrem-se para todo mundo. O mundo habitado vai receber a Palavra de Deus pelo testemunho de vida desses apóstolos, cada um vai para um canto do mundo, cada um vai levar a Palavra do Evangelho para que ela chegue aos corações. O apostolado se multiplicou. Desses doze, vieram mais doze, e o Evangelho chegou até nós. Uma vez que nós entramos na escola de Jesus e nos tornamos discípulos d’Ele, precisamos ser apóstolos.
O discípulo é aquele que recebe, o apóstolo é aquele que leva. O discípulo é aquele que aprende, o apóstolo é aquele que ensina. Um apóstolo nunca pode deixar de ser discípulo, de aprender na escola de Jesus, mas ele também não pode abrir mão do seu apostolado. Na fragilidade humana, ele deve levar o Evangelho aos corações.
Tiago é venerado na Espanha, porque a tradição mais antiga diz que ele foi pregar o Evangelho lá. No mundo hispânico, o Evangelho chegou à América Latina e ao mundo em que estamos.
A Palavra se expande e não sabemos onde ela chega. Precisamos semear o Evangelho, porque esse é o papel do apóstolo: evangelizar e semear o Evangelho que recebeu no seu coração.
Deus abençoe você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário