Centenário da Arquidiocese de Maceió

segunda-feira, 19 de março de 2018

São José, valei-nos!

São José foi essencial no plano de Deus, ele transformou os seus sonhos nos sonhos de Deus
“Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: ‘José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo’” (Mateus 1,20).
Hoje, interrompemos o ciclo Quaresmal para celebrarmos a solenidade de São José, o esposo de Maria, o pai adotivo de Jesus, o servo fiel e justo do Senhor.
São José merece toda a solenidade que lhe prestamos no dia de hoje! José foi essencial ao plano de Deus, ele transformou os seus sonhos nos sonhos de Deus. Por isso, Deus, através de sonhos, também dirigiu o coração de José.
Nem sempre compreendemos os desígnios de Deus; não quer dizer que, José quis abandonar Maria ou quis fugir de Deus; ele não compreendia. Quando não compreendemos o que vem de Deus, quando o que vem d’Ele torna-se grande ou demasiado para a nossa capacidade humana, é preciso adormecer para acordar para Deus.
Adão foi levado a um sono profundo e por meio desse sono nasceu Eva, sua companheira. Foi por meio do sono de José que Deus amansou e falou ao seu coração, mostrou-lhe os seus desígnios de salvação.
Quando “adormecemos” em Deus, quando “repousamos” n’Ele, quando colocamos a nossa vida em Deus, Ele nos dirige. E, por vezes, levamos nossas inquietações para a cama e o sono torna-se perturbador e a nossa vida torna-se uma inquietação.
Deus quer que, descansemos n’Ele; para que Ele conduza os nossos passos. Deus usou o anjo e os sonhos para conduzir o coração de José, homem justo, o fiel companheiro de Maria, o esposo fiel da Virgem Maria, o homem que se fez presente na vida de Jesus como um pai precisa ser na vida de um filho.
José foi aquele quem educou, formou Jesus na sua humanidade para que aprendesse a ser homem. Volto-me hoje para os nossos pais, peço a Deus que entre nos sonhos dos nossos homens, colocando no coração de cada um aquilo que, Ele colocou no coração de José: o desejo, a vontade firme de ser um homem de Deus, de ser fiel, companheiro da esposa, pai dos seus filhos, aquele que morreu para si, que adormeceu em Deus e foi conduzido por Ele.
São José, valei-nos! São José, rogai por nós!
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.