Centenário da Arquidiocese de Maceió

terça-feira, 26 de setembro de 2017

Para ser um familiar de Jesus, é necessário ouvir Sua Palavra

O discípulo de Jesus é aquele que escuta o Mestre, mas não simplesmente por escutar; ele tem o dom de ouvir, de prestar atenção
“Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática” (Lucas 8,21).
O Evangelho de hoje nos mostra a graça maravilhosa de sermos chamados a fazer parte da família de Jesus, sermos família com Ele. Para nós, a questão familiar é sanguínea, consanguínea. “Sou filho, pai ou irmão dessa pessoa, porque tenho uma relação consanguínea ou adotiva”.
Deus amplia o conceito de família e chancela o verdadeiro sentido do que é ser família de Deus ou ser, realmente, da família de Jesus. Não quer dizer que o Senhor exclui os Seus; muito pelo contrário, Ele está dizendo que aquela que é sua mãe, aqueles que são Seus parentes próximos, não o são só porque fazem parte mesma família, mas, sobretudo, porque põem em prática a palavra ouvida.
Para ser discípulo e familiar de Jesus, é necessário, primeiro, ouvir Sua Palavra. E como nós temos dificuldades de ouvir, de colocar nossos ouvidos em sintonia com a Palavra do Senhor! Há muitas outras palavras que estão zunindo em nossos ouvidos, dando-nos preocupações, direções e tantas outras questões tão práticas deste mundo; e nós, muitas vezes, não nos colocamos na sintonia da Palavra de Deus.
O discípulo de Jesus é aquele que escuta o Mestre, mas não simplesmente por escutar; ele tem o dom de ouvir, de prestar atenção, meditar, ruminar e deixar que a Palavra ouvida seja aquela que rema, que direciona e dá, realmente, a seta para sua vida. A Palavra de Deus deve ser a direção para tudo aquilo que fazemos.
Se ouvimos, meditamos e ruminamos a Palavra de Deus, como podemos praticá-la? Como podemos vivê-la? Se não a estivermos vivendo plenamente, precisamos saber o que mudar, o que fazer, de que forma direcionar nossa vida, para que ela esteja de acordo com a Palavra de Deus.
Que a Palavra seja um espelho para nos mostrar o que, de fato, somos e estamos vivendo. Que ela seja luz, que direcione como precisamos viver.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário