Centenário da Arquidiocese de Maceió

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Coluna Católica - VANGELII GAUDIUM

No dia 24 de Novembro, de 2013, no encerramento do Ano da Fé, o santo Padre, o Papa Francisco promulgou uma formidável Exortação Apostólica, com o sugestivo título de Evangelii GAUDIUM (a Alegria do Evangelho).

Trata-se de uma Exortação, portanto de sugestões, advertências, conselhos, encaminhamentos e não é um documento dogmático, não é uma encíclica.

O próprio Papa, logo no início, apresenta a intenção do documento pontifício, quando diz: “a alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus. Quantos se deixam salvar por Ele são libertados do pecado, da tristeza, do vazio interior, do isolamento. Com Jesus Cristo, renasce sem cessar a alegria. Quero, com esta Exortação, dirigir-me aos fiéis cristãos a fim de convidá-los para uma nova etapa evangelizadora marcada por esta alegria e indicar caminhos para o percurso da Igreja nos próximos anos.”

Mais adiante, acrescenta o Papa que o Documento tratará dos seguintes pontos: “A reforma da igreja em saída missionária; as tentações dos agentes pastorais; a Igreja vista como a totalidade do povo de Deus que a evangeliza; a homilia e a sua preparação; a inclusão social dos pobres; a paz e o diálogo social; as motivações espirituais para o compromisso missionário.”

Depois de uma breve introdução sobre a alegria e a alegria de evangelizar, o Papa inicia a Exortação propriamente dita. O documento está dividido em cinco capítulos, todos eles tratando do anúncio do evangelho, ou seja, da Igreja como comunidade missionária e como deve ser realizado esse compromisso missionário da Igreja.

Num estilo simples e bem pessoal, que às vezes, cheira à poesia, o Papa vai expondo suas ideias, que, às tantas, são inovadoras, mas que nunca perdem a linha da sugestão, do conselho, da exortação.

Vale a pena a leitura desse documento, porque é rico de espiritualidade e demonstra outrossim um grande amor a Maria, nossa mãe celeste, à qual ele dedica, no final, uma oração, que é um verdadeiro poema.
Monsenhor Pedro Teixeira Cavalcante, é Doutor em teologia.
Fonte - Gazetaweb.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.