Centenário da Arquidiocese de Maceió

terça-feira, 29 de julho de 2014

Clero da Arquidiocese de Maceió inicia retiro espiritual

Frei Bruno Secondim assessora encontro realizado em Maragogi

Pe. Rodrigo Rios
Frei Bruno explica aos presentes o banner com a metodologia proposta por ele de reflexão bíblica
Membros do clero da Arquidiocese de Maceió iniciam retiro espiritual no hotel Praia Dourada, localizado na cidade de Maragogi, nesta segunda, 28, com encerramento na próxima sexta, 01 de Agosto. O encontro tem a assessoria do italiano Frei Bruno Secondin, professor de Teologia Espiritual na Universidade Gregoriana de Roma, consultor da Congregação para os Religiosos e da Congregação para os Santos na Santa Sé.

O retiro está sendo baseado na carta do Papa Francisco Evangelii Gaudium e com reflexões das Sagradas Escrituras. No primeiro momento o pregador exclamou que para alguns, o início do retiro é uma experiência traumática, pois têm que dar uma pausa às atividades pastorais. Logo mais, foi abordando sobre o tema do retiro “A Palavra que reinflama”. Com vários livros baseados na Lectio Divina, Frei Bruno passará um pouco de sua experiência com este método de oração, ao qual afirmou que utiliza bastante com leigos em sua paróquia. Cada clérigo receberá amanhã um esquema da Lectio, para rezar durante estes dias.

“Em meio às trevas, nos aparece o bálsamo da Palavra. Temos que deixar-nos queimar, ferir por Ela. A nossa vida é como um comentário às Sagradas Escrituras. Quando a Palavra pega fogo, é verdadeira, serve para incendiar toda a vida”, afirmou o sacerdote. 

Dentre as suas colocações, Frei Bruno elogiou a frase tema que define a Igreja da Arquidiocese de Maceió, como orante, missionária e samaritana. Ele afirmou que o próprio Papa se utilizou destas palavras para definir a Igreja universal.

Por fim, o assessor motivou os presentes para estes dias. “Cada um tem que escutar a Palavra e cavar um juízo dela para novas temporadas da vida. O protagonista é o Espírito Santo quando realizamos exercícios espirituais. Sejamos dóceis a Ele”, concluiu.
Fonte: arquidiocesedemaceio.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.